quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Poesia: aula para o EF

Querendo trabalhar poesia com os alunos do Ensino Fundamental?

Elaborei uma atividade que pode ser adaptada para alunos desde a 5ª série, até mesmo para o Ensino Médio.
As poesias e o dever de casa já estão postados no tópico abaixo. Segue agora o plano de aula:

Plano de aula

Objetivos:
« Trabalhar diversos textos poéticos, de várias épocas e culturas diferentes;
« trabalhar a polissemia dentro do texto poético;
« promover a integração e o trabalho em grupo entre os alunos;
« promover, através da atividade extra-classe, a produção poética.

Diagnóstico da turma:
Alunos da oitava série do Ensino Fundamental, entre 14 e 15 anos.

Material a ser utilizado:
Quadro-negro, giz, folhas contendo as poesias para cada grupo.

Metodologia/ Cronograma:

1. Inicialmente, será feita uma ligeira apresentação do conteúdo que será trabalhado nas próximas aulas: figuras de linguagem.

2. Será discutida as noções de polissemia, relações entre significado/ significante e revisado os aspectos denotativos e conotativos da linguagem.

3. Atividade: A partir da palavra FLOR, os alunos deverão apontar sentimentos e imagens aos quais essa palavra os remete. A palavra será escrita bem grande, no meio do quadro e as palavras apontadas pelos alunos serão escritas ao redor.



4. Prosseguindo a atividade, o mesmo procedimento será tomado, mas agora o sentido estará restrito à palavra ROSA.

5. As poesias serão agora declamadas pelos professores para os alunos. Logo após, os alunos serão informados que as poesias foram escritas em épocas muito diferentes, da Antigüidade ao pós-guerra, por autores brasileiros e estrangeiros.

6. Atividade: Os alunos deverão se dividir em cinco grupos, cada grupo receberá uma das poesias previamente selecionadas e declamadas pelos professores. Ao grupo caberá ler sua poesia e discutir o significado dela, analisando como foi usada palavra rosa. O grupo deverá fazer um desenho que represente ou ilustre a poesia.

7. Cada grupo elegerá um representante para reler a poesia para a classe e apresentar o desenho, explicando-o.

8. A palavra será aberta para que os alunos possam falar sobre o que acharam das poesias, da atividade, o que puderam concluir sobre o significado das palavras etc.

9. Será lido o texto que servirá como base para o dever de casa e serão passadas as instruções para a realização da tarefa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço suas ideias e sugestões! Seu retorno faz com que eu possa aprimorar o blog.