quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Poesias com temática "Flor / Rosa"

Seguem algumas poesias que eu escolhi para trabalhar com alunos de 5ª e 6ª série (plano de aula completo aqui).
Vale lembrar que é possível realizar a atividade com alunos de outras séries, bastando adaptá-la.

[Grupo 1]

4º motivo da rosa


Não te aflijas com a pétala que voa:
também é ser, deixar de ser assim.

Rosas verás, só de cinza franzida,
mortas intactas pelo seu teu jardim.

Eu deixo aroma até nos meus espinhos,
ao longe, o vento vai falando em mim.

E por perder-me é que me vão lembrando,
por desfolhar-me é que não tenho fim.


Cecília Meireles (1901 – 1964)
Poetisa brasileira. Escreveu também para crianças.

[Grupo 2]

A rosinha

A rosa que te dei, há tão pouco nascida,
Era do rouxinol a rosa preferida;

Muita vez, ao luar, nas rosas orvalhadas,
Viram-na murmurando as lânguidas baladas.

Oh! Conserva esta flor, conserva-a com cautela,
Tua respiração pode alongar a dela;

Toda vez que ela ouvir teu anélito brando,
Há-de conjecturar que é o rouxinol cantando.

Thomas Moore (1477 – 1535)
Humanista, político e escritor inglês. Considerado um grande filósofo também.

(tradução de Ary de Mesquita)

[Grupo 3]


A rosa enferma

Oh rosa, estás enferma!
O verme transparente
Que voa na noite
Ao som da borrasca

Encontrou tua cama
De alegria carmesim
E seu amor, sombrio e secreto,
Tua vida arruína.

William Blake (1757 – 1827)
Considerado um dos maiores poetas da língua inglesa. Viveu em Londres. Era conhecido por sua devoção cristã.

(tradução de José Jorge de Carvalho)


[Grupo 4]

Trecho de Cântico dos Cânticos

Esposo
Eis que és formosa, ó querida minha, eis que és formosa:
os teus olhos são como os das pombas.

Esposa
Como és formoso, amado meu, como és amável!
O nosso leito é de viçosas folhas,
as traves da nossa casa são de cedro, e os seus caibros, de cipreste.
Eu sou a rosa de Sarom,
o lírio dos vales.

Esposo
Qual o lírio entre os espinhos,
tal é a minha querida entre as donzelas.

Atribuído a Salomão (aproximadamente século IV a.C.), porém o autor continua desconhecido.
O Cântico dos Cânticos é um poema lírico que consta tanto na Torá (tradição judaica) quanto na Bíblia cristã. Pode ser localizado após o livro de Eclesiastes, no Antigo Testamento.
Salomão foi o terceiro Rei dos Judeus, sendo filho de Davi.

(tradução de João Ferreira de Almeida)


[Grupo 5]

A rosa de Hiroxima

Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.

Vinicius de Moraes (1913 – 1980)
Poeta, contista e compositor carioca. Trabalhou como diplomata e, devido a isso, morou em diversos países.


Dando prosseguimento à atividade, eis uma sugestão para o dever de casa:

Dever de casa:

Vamos explorar o aspecto lúdico da poesia?
Mário Quintana sugere uma interessante forma de escrever um texto poético. Observe como, no texto abaixo, o autor mistura o conceito de leitor e escritor/artista. Aproveite a sugestão de Mário Quintana e traga seu poema em forma de mural. Se preferir, você pode explorar também imagens.


O leitor ideal
Mário Quintana

O leitor ideal para o cronista seria aquele a quem bastasse uma frase.
Uma frase? Que digo? Uma palavra!
O cronista escolheria a palavra do dia: “Árvore”, por exemplo, ou “Menina”.
Escreveria essa palavra bem no meio da página, com espaço em branco para todos os lados, como um campo aberto aos devaneios do leitor.
Imaginem só uma meninazinha solta no meio da página.
Sem mais nada.
Até sem nome.
Sem cor de vestido nem de olhos.
Sem saber para onde ia...
Que mundo de sugestões e de poesia para o leitor!
E que cúmulo de arte a crônica! Pois bem sabeis que arte é sugestão...
E se o leitor nada conseguisse tirar dessa obra-prima, poderia o autor alegar, cavilosamente, que a culpa não era do cronista.
Mas nem tudo estaria perdido para esse hipotético leitor fracassado, porque ele teria sempre à sua disposição, na página, um considerável espaço em branco para tomar os seus apontamentos, fazer os seus cálculos ou a sua fezinha...
Em todo caso, eu lhe dou de presente, hoje, a palavra “Ventania”. Serve?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço suas ideias e sugestões! Seu retorno faz com que eu possa aprimorar o blog.